Formação e capacitação de recursos

WP6

No WP6, as áreas críticas do setor aeroespacial, tais como materiais, estruturas, propulsão, controlo de voo e dinâmica, e astrodinâmica, entre outras, serão reforçadas no contexto nacional. Serão ainda exploradas oportunidades de formação em áreas de conhecimento em forte crescimento, como a Ciência dos Dados Espaciais, ligada à Ciência dos Dados (“Big Data, Machine Learning, Deep Learning”), Rádio Definido por Software (SDR) e Física de Instrumentos para Satélites, bem como áreas críticas no processamento de dados por exemplo para o Planeta Digital desenvolvido no WP4.

 

O WP6 tem como objetivo gerar e disseminar conhecimento científico dentro da indústria aeroespacial e outros setores relevantes a uma audiência ampla e de forma não discriminatória. Assim, será criado um pacote de formação especializada para atrair e qualificar “mão-de-obra” especializada portuguesa (e, em alguns casos, europeia com interesse em Portugal) para a futura “Era do Espaço” prevista continuar a crescer durante os próximos anos.

 

Neste WP, liderado pela Universidade de Aveiro, em parceria com as principais instituições de Ensino Superior em Portugal que possuem experiência comprovada nestas áreas, na Agenda visam desenvolver novos programas deformação especializada com base no know-how e nas especificidades de cada Universidade. Estes esforços levarão posteriormente à amplificação da oferta nacional de educação, uma vez que os conteúdos serão integrados nas atividades não económicas destas entidades (educação) e disponibilizados aos estudantes que, no futuro, irão satisfazer as futuras necessidades dos recursos humanos das suas organizações nacionais que atuam no sector aeroespacial.

Go Icon
Voltar
GEOSAT
EVOLEO
Wavecom
Academia da Força Aérea (AFA)
IST
Universidade da Beira Interior
Universidade de Aveiro (UA)
Universidade de Évora
Universidade do Minho
Universidade do Porto (FEUP)
Universidade Nova
Go Icon
Top