
No âmbito do programa New Space Portugal, a Nova SBE – School of Business and Economics organizou dois seminários de investigação que apresentaram quatro casos de estudo desenvolvidos por bolseiros em colaboração com parceiros estratégicos do sector espacial.
Os seminários tiveram como objetivo disseminar os resultados finais destes projetos de investigação e promover a discussão académica sobre a aplicação prática do conhecimento gerado no quadro dos fundos EU Next Generation, reforçando as ligações entre investigação, inovação e indústria.
Em junho, as apresentações dos casos de estudo foram: “HAPS as a Game-Changer in the Space Industry” (Selina Schmidbauer em parceria com a Omnidea) e “Space Governance in Peripheral European Nations: A Comparison between Portugal and Luxembourg” (Rafaela Palácio).
O segundo seminário teve lugar hoje, com mais duas apresentações de casos de estudo: “Strategic Intrapreneurship in Emerging Industries: Establishing Space Law in Portugal”, por Rafaela Palácio, em colaboração com a VdA - Vieira de Almeida, e “Oceano Fresco: Leveraging New Space Technology for Sustainable Aquaculture”, por Selina Schmidbauer, em colaboração com a Oceano Fresco
Trabalhos académicos como estes são fundamentais para fortalecer o papel de Portugal no sector espacial global, assegurando que o conhecimento, o talento e a inovação continuem a impulsionar um crescimento sustentável e competitivo.
“A importância do Espaço” foi tema em destaque no programa Sociedade Civil, da RTP2, que contou com a participação de quatro organizações que integram a Agenda New Space Portugal: GEOSAT, CEiiA, Omnidea e N3O.
Durante a conversa, discutiu-se o desenvolvimento que o setor espacial português está a viver e a capacidade de atrair e reter talento para os projetos inovadores em curso. Projetos que, ao longo da próxima década, ambicionam posicionar o País como uma nação espacial, promovendo a tecnologia desenvolvida em Portugal nos mercados globais de Sustentabilidade, Segurança e Defesa.
Também se abordou a necessidade de mecanismos de investimento eficazes que permitam ao País consolidar uma ‘economia do novo espaço’, reforçando a importância desta aposta num setor tão estratégico como o setor espacial, atualmente em aceleradíssimo crescimento a nível mundial.
Programa completo aqui.
Saiba mais no artigo completo
Download Aqui